O ator Michael J. Fox é uma estrela de Hollywood, pai de quatro filhos e parkinsoniano desde os 29. Ele diz que o seu segredo é nunca deixar a doença definir quem ele é. O Parkinson Hoje nasce com essa inspiração: ajudar pessoas a descobrirem como viver com a doença sem serem definidas por ela. O Parkinson é uma enfermidade grave e complexa, ninguém aqui quer tapar o sol com a peneira. Mas existem várias alternativas de tratamento e muitos recursos disponíveis para enfrentá-las e reduzir seus efeitos, de aplicativos para smartphones até cirurgias. Temos uma visão de esperança e otimismo em relação aos avanços da medicina nessa área, mas acima de tudo respeitamos os fatos.
Quem já foi ao Google para tentar saber mais sobre algum assunto médico provavelmente levou um choque. Hoje, vivemos numa era em que a informação é tão abundante que já é quase impossível distinguir fatos de boatos, fontes confiáveis de especulações. Essa é uma das nossas principais missões. A equipe do canal Parkinson Hoje é formada por jornalistas experientes, com passagens por algumas das principais publicações do Brasil como Veja, Folha de S.Paulo e revista Claudia. Eles terão o trabalho de selecionar as informações mais importantes e checar cada uma delas com todo rigor jornalístico a fim de criar uma referência sempre confiável. O canal tem a supervisão técnica do Professor Dr. Erich Fonoff, reconhecido no Brasil e no mundo como autoridade em Parkinson. Será dele a última palavra em questões médicas e científicas.
Falamos diretamente para quem tem a doença e para todos que convivem com ela “pelo lado de fora”, como cuidadores, parentes, amigos e profissionais de saúde. Em muitos casos, aprender sobre o Parkinson pode ser a ajuda mais valiosa que pode ser dada a um doente. Acreditamos que o acesso a informações relevantes e embasadas cientificamente é o caminho mais curto para uma vida plena, para quem tem Parkinson e para quem vive perto dele. Não custa, voltar a esse ponto: ciência não é suficiente sem otimismo, esperança e a motivação para procurar as saídas.
Para participar da nossa comunidade visite nossa página no Facebook e dê uma espiada no nosso canal no YouTube. Sejam todos bem-vindos!
PS.: Um detalhe importantíssimo: Parkinson Hoje é um canal de informação jornalístico de orientação geral, com o propósito de informar e educar. Um médico – e somente um médico – pode fazer um diagnóstico ou recomendar um tratamento.
Atualizado em 12/03/2017.