Um dos principais acidentes domésticos com idosos são as quedas. Elas podem ser dramáticas e devastadoras. Mais de 90% das fraturas de quadril, por exemplo, acontecem após uma queda. No Brasil, os números também confirmam a fragilidade dos mais velhos: há uma queda para um entre cada três indivíduos com mais de 65 anos e, acima de 80 anos, quase metade das pessoas sofre uma queda por ano. Embora esta fragilidade seja parte do envelhecimento, pacientes de Parkinson compartilham dos mesmos riscos. A falta de equilíbrio acomete grande parte deles. A boa notícia é que há como reduzir o perigo. De acordo com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), do Ministério da Saúde, a probabilidade de queda é menor para quem se exercita em comparação a sedentários. E, os médicos concordam que exercícios melhoram o equilíbrio, consequentemente, reduzem as quedas.
Treinos que demandam movimentos lentos com o tronco e mudança de peso entre os pés, como ioga e Tai Chi Chuan, são excelentes para o equilíbrio. Exercícios de alongamento, que ajudam a soltar os músculos afetados pela rigidez, também são indicados. E, tudo aquilo que fortalece as pernas reflete positivamente na estabilidade. Caminhar, andar de bicicleta, subir escadas, na rua ou em academia, trazem benefícios.
Conheça, abaixo, dois exercícios que melhoram o equilíbrio e podem ser feitos em casa:
- De pé, equilibre-se sobre o pé esquerdo e, lentamente, tire o direito do chão.
Flexione levemente o joelho esquerdo.
Mantenha o tronco reto e os braços abertos para se manter estável.
Concentre-se nesta posição por 30 segundos. Repita com a perna direita.
Faça 3 vezes de cada lado. - Fique de pé, com os braços ao lado do corpo e as pernas juntas.
Incline o tronco para frente até, no máximo, deixá-lo paralelo ao chão.
Aos poucos, levante a perna esquerda para trás e abra os braços.
Fique nesta posição 30 segundos e, depois, repita com a outra perna.
Mantenha o abdômen contraído durante o exercício.
Quando o movimento ficar fácil, tente executá-lo de olhos fechados.
É importante fazer estes exercícios em um lugar seguro e plano. Afaste os objetos de perto. Se possível, para maior segurança, fique próximo a uma parede. Assim, você tem apoio se perder o equilíbrio.
Saiba como evitar quedas dentro de casa.
Atualizado em 09/11/2017.