Quedas dentro de casa respondem pela maioria dos acidentes domésticos com idosos. Com a perda de equilíbrio e instabilidade comum aos parkinsonianos, o risco é ainda maior e, algo simples pode desencadear uma série de problemas de saúde. No Brasil, estima–se que há uma queda para um entre cada três indivíduos com mais de 65 anos. Acima de 80 anos, quase metade sofre uma queda por ano.
Saiba como evitar quedas dentro de casa, deixando os espaços mais seguros com poucos cuidados e adaptações:
- Mantenha a casa organizada e sem coisas jogadas no chão. Sapatos ao lado da cama e do sofá são os causadores número um de quedas dentro de casa. Fios de telefone e de abajur devem ficar afastados da área de passagem. Tapetes, se realmente forem necessários, precisam ser fixados no chão com fita adesiva de dupla face. Observe sempre se suas bordas estão levantadas ou dobradas.
- Reduza o número de mesas de centro, descanso para pés e vasos nos caminhos mais usados.
- Tenha aparelhos de telefone ao lado da cama e do sofá que mais usa, para não precisar se levantar com rapidez nem no meio da noite.
- Nunca ande de meias apenas. Sapatos ou sandálias que prendem atrás do calcanhar são os mais indicados para evitar quedas dentro de casa.
- Use apenas cadeiras e poltronas firmes e com braços de apoio para se sentar e se levantar com mais facilidade.
- A casa deve estar bem iluminada, principalmente à noite. Uma luz acesa nos corredores e banheiros são fundamentais para garantir a segurança.
- Banheiros são os lugares mais perigosos e onde as quedas dentro de casa são mais frequentes. Tenha sempre tapetes antiderrapantes no chão do box e ao lado de fora para facilitar a saída. Instale barras de apoio dentro do box e próximo do vaso sanitário. Se sentir necessidade de ter uma cadeira de plástico durante o banho, certifique-se de que é firme e segura.
- Escadas podem ser um desafio. Tenha interruptores de luz na parte inferior e também na superior. Remova tapetes de perto. Pinte ou marque de forma visível o primeiro e o último degraus e, em todos os outros, cole fitas adesivas antiderrapantes. Instale corrimão por toda a extensão.
- Uma cozinha segura deve ter tudo ao alcance, sem o uso de escadas ou banquetas. Coloque o micro-ondas, por exemplo, na bancada, nunca sobre a geladeira ou prateleiras altas. Enxugue qualquer líquido que cair no chão imediatamente. Evite passar produtos ou ceras que deixam o piso escorregadio.
Atualizado em 07/11/2017.